quinta-feira, 30 de setembro de 2010




Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho.
A entrada das tuas palavras dá luz, dá entendimento aos símplices. (Salmos 119:105, 130)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

É fácil sorrir quando a gente acredita que Deus toma conta da nossa vida.

Certa vez dois jovens se conheceram e se apaixonaram. Começaram a namorar e fizeram juntos planos para seu casamento. Logo ficaram noivos, aguardando o grande dia de sua união. Fizeram a lista de casamento e enviaram todos os convites. Poucos dias antes do casamento, o noivo precisou ir a uma viagem de negócios. Ela prometeu aguardá-lo ansiosamente. Como não se esperava, uma fatalidade aconteceu, e durante a viagem seu noivo veio a falecer. Quando lhe deram aquela notícia, não pôde acreditar. Aquele que tanto amava, agora, não mais iria voltar.

Que grande decepção! Ela foi tomada pela tristeza e desânimo. Logo se trancou no quarto e ninguém a pode tirar de lá. Faltavam poucos dias para o casamento e todos os convidados já sabiam da fatalidade. A jovem, em meio a toda aquela luta, só teve apenas um pedido: “não cancelem o casamento”. Que pedido estranho! Talvez alguns pensaram que ela estava maluca, e havia sido afetada pela situação. A verdade, é que ninguém compreendia porquê deveriam estar presentes naquele casamento. Mas a jovem, conduzida por uma convicção profunda, continuou firme em seu propósito.

No grande dia do casamento, ela saiu do seu quarto. A igreja estava cheia, todos estavam lá. De repente, o silêncio tomou conta do salão. Só era possível ouvir os passos da jovem que entrou pela porta e se conduzia pelo corredor. Todos tinham os olhos fitos nela, que ao chegar a frente, se dirigiu a um velho piano. Ela sentou-se e posicionou suas mãos sobre as teclas daquele piano. Foi, então, que ela começou a cantar uma música que havia composto durante aqueles dias de tristeza e desânimo. A música dizia o seguinte:

♪ Quando as coisas não acontecem do jeito que eu quero
Em lugar de ficar triste é melhor quando eu espero para saber o porquê
O que o Senhor quer mostrar, o que ele quer dizer
Quando não faz aquilo que meu coração quer mais.

É fácil sorrir quando a gente acredita que Deus toma conta da nossa vida.
E, é tão bom saber, que ele vai suprir, qualquer necessidade que eu sentir.
Às vezes, fica difícil de acreditar que aquilo que eu quero não é o melhor para mim.
Então, procuro meu Senhor e lhe digo que não consigo entender.
Mas que posso crer que Ele sabe realmente o que é melhor.

Agradeço Senhor por fazeres em minha vida, só aquilo que tu queres.
Agradeço porque apesar do que sou, Senhor, ainda me tratas com tanto amor.
É fácil sorrir quando a gente acredita que Deus toma conta da nossa vida.
E, é tão bom saber, que ele vai suprir, qualquer necessidade que eu sentir.

Isso é apenas uma prova do grande amor que Deus tem conosco.

Essa música é linda, e é uma realidade para as nossas vidas. Mesmo passando por problemas, frustrações, desânimo, etc. Sabemos que podemos continuar sorrindo, pois é Deus quem nos faz forte. Como diz na Palavra: O choro pode durar uma noite, mas alegria vem logo pela manhã. Essa é a nossa esperança.
Podemos estar em meio a muitos problemas, mas estamos certo de que Ele está conosco. E saber que Deus está no controle das nossas vidas. E que Ele é a fonte da nossa alegria.

Como também, lá em Provérbios fala que: " O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor" As vezes, a vontade de Deus para nossas vidas não é a mesma que nós queremos, mas temos que ter a certeza de que Ele sabe o que é melhor para nós.
Nada do que nos foi dado, nada do que nos foi tirado... nada disso é por acaso. Todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus!

domingo, 29 de agosto de 2010

PROTEJA SEU CASAMENTO


Recebi este e-mail e achei legal postar no blog... como faz muito tempo que não deixo nada por aqui.


" Antes de machucar um coração...
tenha certeza de que você não está dentro dele"
PROTEJA SEU CASAMENTO
INTRODUÇÃO
Muitas vezes um casamento vai bem, e acaba abalado por causa de um relacionamento inesperado com uma terceira pessoa.
Começa de maneira inocente e agradável, torna-se cada vez mais envolvente. Por fim, traz complicações e desgraças para muita gente.
Não foi um acidente ou “um grande amor que surgiu”. Foi um relacionamento do qual o casamento deveria ter sido protegido.
Não seja ingênuo, pensando que isto só acontece com os outros. Muita gente boa já caiu exatamente por ser ingênua assim. Lembre-se de 1Coríntios 10.12. (Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe para que não caia.)
Por isso, proteja seu casamento... Eis algumas dicas.
1. TENHA BOM SENSO COM SUAS COMPANHIAS
Evite gastar tempo desnecessário com alguém do sexo oposto. Muitos casos surgem por não se agir assim. Um executivo precisa de aulas particulares de inglês, e contrata uma jovem professora. Contrate um homem. Não significa que cada contato com alguém do sexo oposto seja porta para adultério. Significa evitar oportunidades para cair. Companhia contínua cria intimidade. Intimidade com o sexo oposto traz problemas.
2. TOME CUIDADO COM CONFIDÊNCIAS
A pessoa mais íntima de alguém deve ser seu cônjuge. Segundo a Bíblia, são “uma só carne”, isto, é uma só pessoa. Se há aspectos de seu relacionamento que você não pode compartilhar com esposa (a) e compartilha com alguém do sexo oposto, a coisa está ruim.
As pessoas tendem a se solidarizar com quem sofre, e a proximidade emocional se torna perigosa. Um homem que se queixa de sua esposa para outra mulher está traçando um caminho perigoso.
Isto vale para quem faz e para quem ouve confidências.
3. EVITE MOMENTOS A SÓS
Decida não ter momentos privados com alguém do sexo oposto. Se um(a) colega de trabalho pedir para ter um almoço com você, convide uma terceira pessoa. Se necessário, não se constranja em compartilhar os limites que você e seu cônjuge concordaram ter no seu casamento. É melhor ser visto como rude que vir a cair em pecado.
4. VIGIE SEUS PENSAMENTOS
Cuidado com o que pensa. Se você só se detém nos defeitos de seu cônjuge, qualquer outro homem ou mulher parecerá melhor. Faça uma lista das coisas que inicialmente lhe atraíram em seu cônjuge. Aumente o positivo e diminua o negativo.
Evite filmes, conversas, sites e literatura que apologizam o adultério. Lembre de Colossenses 3.2.( Pensai nas coisas que são do alto, e não nas que são da terra)
5. EVITE COMPARAÇÕES
Um homem trabalha com uma mulher perfumada, maquiada, bem vestida. Em casa encontra a esposa, com criança no colo, cabelo desfeito, banho por tomar.
Uma mulher encontra um homem compreensivo com quem pode se abrir, e se sente mais à vontade com ele que com o esposo.
Ignoraram situações e contextos diferentes. Foram iludidos pelo irreal. Lembre do pródigo: o mundo lhe era fascinante, mas terminou num chiqueiro. As aparências iludem, porque o mundo em que vivemos em casa é o real. O mundo de relacionamentos fora de casa é sempre artificial.
6. EVITE A SÍNDROME DO RETORNO
É a idéia de que a vida sentimental e sexual caiu na rotina, e agora, a pessoa “renasceu”.
Já vi inúmeros casos assim: “Eu renasci”, ou “Eu me senti jovem, de novo”. Não banque o adolescente. Você é um adulto com responsabilidades e com uma pessoa com quem partilha a vida. Construa sua vida com seu cônjuge.
Se sua vida conjugal se “fossilizou” (ultrapassou), há outros caminhos. Revigore-a com seu cônjuge. Há pessoas que sempre se fossilizam e pulam de relacionamento em relacionamento, procurando o que não produzem. Temos o que produzimos.
7. PONHA SEU CORAÇÃO NO SEU LAR
A solidez do casamento vem pelo tempo que os cônjuges gastam juntos. Conversas, risos, passeios, programas comuns. Se você não sai com seu cônjuge, marque datas para os próximos meses. Vocês devem ter um ao outro como o melhor companheiro. Mantenham o clima de namoro: querer estar junto com a pessoa.
Orem juntos. Dificilmente duas pessoas que oram juntas brigarão entre si. Sejam parceiros espirituais.
8. INVISTA EM SEU CÔNJUGE
O marido da mulher virtuosa é conhecido quando se levanta em público (Pv 31.23). A idéia é que ele está bem vestido e se vê o caráter dela pela roupa dele.
Uma boa esposa é um bom tesouro (Pv 18.22). De bom tesouro, cuida-se, e evita-se perdê-lo.
Marido: mulher bem tratada é um grande investimento. O retorno emocional é garantido.
Mulher: marido bem tratado é um grande investimento. O retorno emocional é garantido.
9. BUSQUE AJUDA
Havendo problemas, busque ajuda. Primeiro em Deus. Lembre-se de Tiago 1.5. (E, se algum entre vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.)
Busque orientação de pessoas mais experientes ou de seu pastor. Evite que o problema se avolume
Evite conselhos de gente que não tem o que dizer. Os amigos de Roboão lhe deram maus conselhos (1Rs 12.6-12). Nesta busca por ajuda, evite por mais lenha na fogueira.
E evite também a raiz de amargura (Hb 12.15- Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem). Busque ajuda e não um juiz a seu favor.
CONCLUSÃO
Bons casamentos não acontecem por acaso. São produto de muito trabalho e da graça de Deus.
Boa parte do trabalho é investimento emocional no relacionamento conjugal. “Vender a alma” para o cônjuge.
Mas investir sem proteger é problemático. É preciso levantar cercas contra os problemas externos, porque os internos são mais vistos e os dois os vivenciam. Não permita brechas. Não dê armas ao inimigo.


Autor desconhecido.